PHILIPS

Two-wire bus

"O que é isto ?"

Sistema de comunicação digital executado por somente duas linhas - Philips (*)

 

A aproximadamente 20 anos atrás a Philips , voltada a simplificar a comunicação digital entre dois dispositivos , desenvolveu um sistema bastante simples designado por I2C . Ele utiliza somente duas linhas de comunicação denominadas por: serial data SDA e serial clock SCL . As linhas SDA e SCL carregam somente informações digitais , e portanto operam dentro dos limites de 0 a 5 volts. Para que este sistema funcione corretamente , alguns protocolos bem definidos devem ser obedecidos , como por exemplo: o sinal de start (início da transmissão) , o sinal de stop (final da transmissão) , etc.

Hoje o protocolo I2C - pela sua simplicidade - tornou-se um standard em comunicação , e tem aplicação nos mais variados produtos , dentre eles: TVs , VCRs , áudio , etc. Em receptores de TV e vídeo , o exemplo mais prático é a comunicação entre o Tuner e o microprocessador , executando a sintonia e ajustes dos canais. Abrindo o esquema elétrico , você facilmente localiza as linhas SDA e SCL . Vou então apresentar as primeiras noções básicas para você familiarizar-se com esta comunicação.

A LINHA DE CLOCK - esta linha é quem fornece a cadencia para que a transmissão serial seja entendida. Por transmissão serial entendemos que as informações serão enviadas uma após a outra - serialmente - atravéz da mesma linha digital. Nesta tarefa é a linha de clock quem identifica quando um dado (um bit) pode ser considerado válido - esta situação sempre é definida quando a linha de clock está alta (nível lógico alto). Portanto , sempre que a linha de clock SCL estiver alta , saberemos que a linha SDA possue um dado válido (nível lógico 1 ou 0).

O SINAL DE START - para dar início a uma transmissão o seguinte protocolo deverá ser reconhecido: enquanto a linha SCL se mantém em nivel lógico alto , a linha SDA deve passar de nivel alto para baixo (transição).Esta é a Start condition.

ENDEREÇAMENTO - A comunicação I2C permite conexão com diversos periféricos que passam a ser identificados por um endereço. Para este propósito foram reservados 10 bits após o sinal de start . Sómente ao circuito endereçado é que será dirigida a transferencia de dados .

O SINAL DE STOP - para dar fim a uma transmissão o seguinte protocolo deverá ser reconhecido: enquanto a linha SCL se mantém em nivel lógico alto , a linha SDA deve passar de nivel baixo para alto (transição). Esta é a Stop condition.

 

MASTER - SLAVE : em qualquer comunicação (transferencia de dados) sempre podemos distinguir dois circuitos: a) o principal - encarregado de gerenciar o sistema - (normalmente o microprocessador) - designado por MASTER , e b) o(s) secundários que serão comandados por ele - designados por Slaves (escravos).

PROTOCOLO - é um padrão muito bem definido utilizado para que não haja êrros na transferencia de dados. Para isto são definidas as condições que devem ser reconhecidas (ACKNOWLEDGE). O sinal de reconhecimento é quem permite a fluencia da transferencia dos dados. Assim , por exemplo , após a condição de Start e o endereçamento estarem concluidos , o estágio (escravo) selecionado deverá fornecer o sinal de reconhecimento (ACK).

LINHAS ABERTAS - assim como na comunicação por telefone , as linhas I2C também exibem uma condição especifica que as identifica como: desocupadas - pronto para uso. Esta condição é caracterizada por ambas apresentarem nivel lógico alto. Isto é garantido pelos resistores de pull-up , pois os dispositivos I2C somente possuem a condição de abaixa-las (nivel lógico zero) . Assim , em condição de desuso (nenhuma transferencia de sinal sendo processada) estas linhas são deixadas livres , e apresentam nivel lógico alto , pela presença dos resistores de pull-up.

TAXA DE TRANSFERENCIA - uma das vantagens do padrão I2C é que êle não fixa a velocidade de transmissão (frequencia) , pois ela será determinada pelo circuito MASTER (transmissão do SCL).

Operação dos tuners

O seletor de canais ou tuners dos modernos aparelhos de TV , operam por sintetização de frequencias , conhecido por PLL . Vamos recaptular como funciona um tuner . O sinal captado pela antena contem a informação de todos os canais disponíveis . Para selecionarmos somente um (o canal desejado) , utilizamos o principio do BATIMENTO HETERODINO . Um oscilador local é sintonizado numa frequencia tal que ao provocar o batimento com o sinal da antena (todas as emissoras juntas) vai produzir somente uma frequencia intermediaria (FI) - q ue será então amplificada pelo canal de FI. Este oscilador local era controlado por uma tensão DC atuando sobre um diodo Varicap . Nos tuners atuais este oscilador local opera de forma digital por divisão de frequencia (PLL) a partir de um cristal . A frequencia desejada para sintonizar um canal é enviada (via I2C) pelo microprocessador (linhas SCL/SDA), na forma de uma algoritmo divisor. Assim , informado este divisor , o PLL vai "gerar" ou sintetizar esta frequencia local exata .

Através de software , armazena-se uma "tabela" de valores que correspondem a faixa de canais especifica (ex: ar / cabo ) . Quando você seleciona um determinado canal pelo número (ex: canal 31 - cabo) , o microprocessador vai consultar esta tabela , e remete via I2C o algoritmo encontrado ao tuner . É oportuno lembrar que existem outros sistemas de comunicação de dados que ainda são utilizados (pouco) , como por exemplo o conhecido por three wire (três fios) : clock / data / enable . Neste sistema a necessidade do endereçamento é substituida pelo terceiro fio que habilita (enable) o dispositivo ! Daí a imposição de haver um sinal de enable (um fio) para cada periferico isoladamente , o que contribui para o aumento do número de linhas solicitadas do micro (maior número de terminais).

OUTRAS FUNÇÕES

Além do tuner , outros controles que podem ser feitos via I2C em um Tv , são : controle de volume , brilho , contraste , cor , nitidez , saturação . Ajuste de fábrica , ou pré-sets também já se utilizam desta técnica . Desta forma , os ajustes "mecânicos" (trim-pot / micro swthich / potenciometros) já podem ser considerados "coisa do passado".

OS DOIS LADOS DA MOEDA

Não obstante o grande avanço tecnológico obtido nesta área , especificamente com o advento dos micro-processadores , hoje quase que utilizados em 100% dos aparelhos eletrônicos , o outro lado da moeda foi penalizado drásticamente : os técnicos de rua e/ou rêdes autorizadas! Porque ? simples: dificilmente uma oficina de reparos estará suficientemente equipada (equipamentos e mão de obra especializada) para prestar assistencia corretiva nestes aparelhos. Normalmente a opção será a substituição completa da placa problemática ! Vivenciamos a época em que a diferença entre um custo de manutenção e o de um aparelho novo (e seus benefícios) cada vez se aproximam mais . Portanto , antes de executar (ou autorizar) um reparo , confirme se esta será realmente a melhor opção !

(*) Maiores informações : http://www-us2.semiconductors.philips.com/i2c

 

 tabela para ajudar a identificar o chassis dos TVs Philips a partir do modelo.


 

 

Alguns conceitos basicos sobre o TV 14PT314 ao21PT534 do chassis L9.2A
1- deve-se levar em conta todas as fontes primarias e secundarias
VBat = 95, VAux = 9v5 e AudioSuplay = 10 a 14V
Porque o mos-fet queima??, principalmente pela flha da
corrente de controle do Mos-fet ou pelo capacitor 2518
470pf que esta entre o dreno e o sobredouro, todas as
vezes que eu pego esta fonte eu troco este capacitor, não
ultrapasse de 470pfx2kv, fonte Baixa resistor 3539 18k,
fonte alta resistor 3538 100k, não tem os 95V, mede os
12V do pino 1 e 2 do C.I 44603,que é alimentada
pelos rsistores 3510,3529,3530 e zener 6510 18V,
depois quando esta funcionando esta tensão é
substituida pelo enrolamento 1 e 2 do trafo
que é retificado pelo diodo 6540, se tiver, na maioria
das vezes ele esta queimado, mas antes de trocar teste
o Mos-fet e o resistor 3525 de 22R,

2- As fontes 3v3, 5V e o Reset , são feita
pelos transitores 7602 BD135, 7612 BD135, e o reset
é feito pelo transistor SMD 7605 BC848B
Houve um erro no diagrama no circuito de 5V feito
pelo transistor 7612 que gera os 5V, o diodo zener
6601 esta indicando 3V9, mas se prestarmos atenção
na base do transistor esta indicando 6V polarizado
por um resistor de 470R 3602 e 1K 3603 e o zener 6601,
então o Coletor com 9V a base Com 3v9 jamais poderiamos
ter 5V no emissor!!!, o zener é de 6V2 e não de 3V9.
Já pegeui muito desses TV com o zener trocado.
Bom corrigido o erro, vamos a tensão de 3v3, esta
tensão não pode ser menor ou passar de 3v5, pois vai
queimar o micro processador, essa tensão alimenta ele
e a memoria e o reset, o capacitor SMD 2675 470N é
bastante critico para o reset não mude o valor.

3- Agora com todos as tensões perfeitas vamos aquele
defeito chato que ligamos o filamento acende e depois
o aparelho desliga, isto acontece por que houve
um erro na linha de comunicação SDA e SCL, como assim??
pois ao ligarmos o aparelho o micro verifica todos os
circuito que se comunica com esta linha, basta uma so falha
falha de comunicação para o aparelho entra em stand-by ou
como eu disse antes a fonte esta alterada para +-.

4- como sabemos a onde é o defeito??. Precisamos primeiro
enganar o micro, do pino 15 ao 47 solde um fio, ou
digitar 062596 menu rapido, isso vai
desbloquear o circuito de proteção vertical, a maioria das
vezes o defeito é sempre o vertical, com isto o aparelho
vai ligar normalmente se aparecer a linha vertical ou
uma mancha tipo arcoiris é vertical, mas se aparecer a imagem,
o OSD vai ficar Rolando lentamente, ai devemos procurar pelas
proteções do aparelho.
O Transistor SMD 7611 BC848 esta ligado ao pino 15 do micro
ele faz a proteção do BCL o zener 6610 que esta ligado a base não
pode passar de 0V o rsistor 3636 22K abre muito.
Proximo do saida vertical tem um transistor SMD 7469 BC847B
ele faz o CRT_Dischange em curto ou aberto o parelho entra em
stand-by.
No pino 8 do flayBack esta todo o circuito ABLinfo e BCLprot
Muita atençaõ nesse circuito pois como fica no final do aparelho
tende-se a pegar muita umidade e abrir ou alterar esses componentes.
O +13 e -13 que alimeta o vertical alterado sem filtro.
O diodo 6409 dos 180V esse componente sentelha muito internamante ai
os 180 fica variando.
No pino 18 do TDA8841 é o BLKIN que vem da placa do cinescopio
nele tem um capacitor 2250 que entra em curto e bota o aparelho
em stand-by.
O Flayback variando o screem, ou o screem baixo ou alto demais.
O soquete esta oxidado com maresia ou umidade.

 

Desativar a proteção de tv Philips com transistores no RGB não é mais segredo.
Mas o mesmo circuito não funciona em TV que trabalha com CI no RGB, e por isso desenvolvi um circuito e esse mesmo pode ser usado em outros modelos de TV que tem circuito de proteção IK. Segue o link abaixo para baixar o circuito e como proceder os ajustes.

DESATIVAR_PROTECAO_TUBO_PHILIPS_RGB_CI.pdf

 

substituto do micro Philips TDA 9570

Não tem mais=TDA9570/HN1/1012
Põe no lugar(equivalente direto= TDA9570/HN1/1722 e depois entra no option byte se a tv for o modelo PT5432 e muda o endereço nº 4 (vai estar lá
226, vc muda para 224).
 

 DESATIVAR A PROTEÇÃO DAS PHILIPS PT


Segue como exemplo a PHILIPS 21PT5433, mas o processo é o mesmo para todas PHILIPS PT mais nova, e para todas as TVs que usam o mesmo processo de proteção. No caso dessas TV é só desligar o pino 36 do micro esse pino é que faz a proteção, para desativar a proteção de outros modelos DE TV é só identificar o pino EHTO e isolar o mesmo do circuito. Desativando essa proteção e a proteção do IK facilita muito o diagnóstico para conserto

Substituição e Gravação, Hercules

Philips Modelos:29pt9467c/9467s/8568s  Entrando no modo ajuste
- Pressione a sequência: OSD[i+] [Smart Sound] [Smart Picture], deve aparecer um Menu em um quadro em vermelho.
NAVEGANDO: OSD[i+] ou [MENU] no controle remoto, e selecione [0 - 8], [Smart Picture] e [Smart Sound] para ir direto ao ajuste necessário.
ALTERANDO VALORES: Selecione com as teclas cursores [CIMA] [BAIXO] do controle remoto, e as teclas cursores [DIRETA] e [ESQUERDA] para aumetar ou diminuir os valores respectivamente.
SAINDO DO MODO AJUSTE: OSD[i+] no controle remoto

LISTA DE OPTION BYTE PHILIPS

Clique aqui Coletânea de  defeitos

colabore mande sua dica p/  BANCO DE DEFEITOS